Buscar
Guia de Bares e Restaurantes Abrasel SP

Mercatto do Morumbi cruza o rio Pinheiros e acende o forno em Moema

A excelência que levou a Mercatto a ser eleita a melhor pizzaria do Morumbi e uma das melhores de São Paulo está agora no coração de Moema e do Campo Belo. Depois de onze anos no Morumbi e relutando em abrir uma filial, o chef Paulo Maia transformou um antigo namoro em casamento sólido. “Antes de pousar em Congonhas, o avião passa sobre Moema e Campo Belo. Da janelinha, eu namorava o bairro, porque o visual ali me atraía, com casas e sobrados belíssimos, o ambiente natural de pessoas de bom gosto. Decidi então cruzar o rio Pinheiros. Agora não é mais namoro. É casamento.” Além de satisfazer o paladar de quem mora ou vai ao Morumbi, a Mercatto acendeu o forno na rua Comendador Eduardo Saccab, 199, endereço de sua segunda unidade.

A nova pizzaria mantém o padrão arquitetônico da Mercatto do Morumbi, com pé direito alto e tijolos à vista, um visual elogiado pela crítica especializada. A Mercatto II se instalou numa antiga casa em área que fica na divisa de Moema, com o Campo Belo e o Brooklin Novo, e manteve todas as características originais do imóvel. As janelas e as portas foram restauradas com material de demolição e as árvores, preservadas. No fundo, onde antes era o quintal, foram colocadas mesas de inspiração colonial, entre a mais brasileira das árvores, um pé de jaboticaba. Na Mercatto II, destaca-se um pinheiro de mais de 30 metros, com um desenho que alguns identificam como a figura do rótulo da pinga do pau torto. Uma castanheira faz a dupla com a árvore gigante.

A paisagista Rosa Klias jantou na nova pizzaria. “Esta casa é um espetáculo natural. Jantar ao pé da jabuticabeira é um sonho. E o ambiente rústico me agradou muito”, disse ela. A Mercatto II ainda não foi inaugurada oficialmente, funciona no sistema open off. Ainda faltam ajustes de luzes e som. Seus clientes são, na maioria, pessoas que moram no bairro e acompanharam a reforma do prédio. O movimento dos primeiros dias surpreendeu. O pé direito alto, os arcos, e janelas e portas antigas combinam com a rusticidade dos móveis e a iluminação à vela nas mesas.

É um visual romântico, pois lembra as antigas vilas toscanas. Mas, na cozinha, Paulo Maia segue as tradições napolitanas, herdadas da sua trisavô Cândida. Em seu cardápio, as coberturas para a massa média e bordas amplas variam da zucchine (abobrinha refogada e ricota) à napoli in mercatto (queijo roquefort sobre molho de tomate). Uma das pizzas mais pedidas é a Di Mercatto, com carpaccio, molho de tomate e mussarela. Como o antepasto, é servido um composto de berinjela, abobrinha, pimentão e tomate seco. Alguns preferem o pão de calabresa, acompanhado de massa fina assada com condimentos especiais.

Em Moema e no Campo Belo, a Mercatto mantém o cardápio com pizzas que já escolhidas como as melhores de São Paulo pelos mais rigorosos júris gastronômicos. Mas tem uma novidade, importante em tempos de aquecimento global. “Nossa cozinha é 100% ecológica”, diz Paulo Maia. “O forno é flex, que mistura gás e lenha, para garantir o carbono zero, ou seja, não poluir o ar que respiramos”, acrescenta.

 
Site: http://www.pizzariamercatto.com.br
publicidade

Última atualização realizada em 19/05/2021 11:00:54
Contato, preços e horários podem ser alterados pelos estabelecimentos sem aviso prévio. Verifique antes de sair!